Decisão foi proferida e ela começou a vibrar a ponto de soltar uns palavrões, assim que soube da compra do 16° Zolgesma para mais um dos pacientes assistidos por ela.
A advogada Anaísa Banhara, de 34 anos, tinha acabado de estacionar o carro, nas proximidades do escritório onde atua, no bairro Santa Fé, em Campo Grande, quando começou a assistir o julgamento. A decisão foi proferida e, em instantes, ela começou a vibrar a ponto de soltar uns palavrões, assim que soube da compra do 16° Zolgesma para mais um dos pacientes assistidos por ela.
Assim que soube, entrou em contato com a mãe da criança, em Chapecó (SC). “O momento representou muita emoção e até soltei uns palavrões. Isso porque é o caso de uma criança de Chapecó, o medicamento vai salvar a vida dele”, comemorou.
Ao Jornal Midiamax, Anaísa comentou que o processo foi complicado e chegou a ter um entrave uma semana antes da aplicação no menino. “A gente já estava com a liminar deferida e o dinheiro na conta para a compra da medicação e, de repente, uma semana antes da aplicação no Mateo, o Conecte SUS, do Governo Federal, emitiu parecer desfavorável a incorporação do Zolgesma no SUS”, relembrou.
No entanto, logo depois, o desembargador que havia deferido a liminar a revogou e suspendeu até o julgamento do agravo. “Os dias passaram e o julgamento do agravo ocorreu no dia 31 de agosto, quando, por unanimidade, rejeitaram o recurso da união e ficou garantida a medicação do Mateo. Foi neste momento que eu soube, foi aquela alegria toda lá”, explicou.
Veja o momento da comemoração da advogada:
Conforme a advogada, especialista em acesso à saúde, este é a décima sexta vez que ela consegue a compra do medicamento para as famílias. “É um remédio de altíssimo custo, no valor de R$ 7.349.000. Também conseguimos o Voxzogo, sendo para nanismo e o tratamento fica em torno de R$ 23 milhões. Também fomos pioneiros nesta judicialização e é muito especial cada momento”, finalizou.
Assim que soube, Anaísa entrou em contato com a mãe do Matteo, a Ana Júlia. Emocionada, elas conversaram e, em seguida, a família postou nas redes sociais.
“Com a graça de Deus, comunicamos que a campanha do Matteo está encerrada. Isso mesmo, encerraremos a campanha hoje, pois a União depositou o valor para compra da medicação do neneco. Estamos em uma mistura de sentimentos, muita alegria, gratidão a Deus, que sempre esteve conosco e na vida do Matteo desde seu nascimento! Muito obrigado a todos, pela ajuda, disponibilidade, doação, seu tempo, carinho, amor e orações ao nosso pequeno…”.
Texto: Midiamax UOL